vipNEWS

Wi-Fi lento? Veja 7 dicas simples para melhorar o sinal na sua casa

Você está assistindo sua série ou seu filme favorito, prestes a descobrir o que vai acontecer na cena final, e de repente, a imagem trava? Ou então está no meio de uma reunião importante de trabalho e o sinal de internet cai, deixando você falando sozinho na videoconferência? Saiba que situações como essas são mais comuns do que parecem, e, cá entre nós, não existe nada mais irritante do que ter uma boa conexão contratada e, mesmo assim, sofrer com a lentidão ou instabilidade do Wi-Fi dentro de casa.

Você está assistindo sua série ou seu filme favorito, prestes a descobrir o que vai acontecer na cena final, e de repente, a imagem trava? Ou então está no meio de uma reunião importante de trabalho e o sinal de internet cai, deixando você falando sozinho na videoconferência? Saiba que situações como essas são mais comuns do que parecem, e, cá entre nós, não existe nada mais irritante do que ter uma boa conexão contratada e, mesmo assim, sofrer com a lentidão ou instabilidade do Wi-Fi dentro de casa.

VPN: o que é e quando vale a pena usar na sua rede doméstica

Várias pessoas acreditam que, ao passar por esse tipo de problema, a única solução é contratar um plano de internet melhor. Mas vale ressaltar que nem sempre a culpa está na velocidade contratada! A verdade é que vários fatores dentro da própria residência podem acabar interferindo na qualidade do sinal. 

A quantidade de dispositivos conectados, posição do roteador, barreiras físicas como paredes e móveis, até mesmo eletrodomésticos e objetos metálicos, tudo isso pode impactar negativamente o desempenho da sua rede sem fio.

Com alguns ajustes simples, você pode melhorar, e muito, a qualidade do sinal Wi-Fi da sua casa, sem a necessidade de trocar de plano ou investir uma alta quantia em novos equipamentos. E é exatamente isso que a Inetvip irá te mostrar neste conteúdo: 7 dicas práticas, fáceis de aplicar e que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia conectado.

Quer ver como turbinar o sinal do seu Wi-Fi e acabar com os travamentos de uma vez por todas? Continue a leitura do nosso conteúdo e descubra como transformar sua experiência de navegação com medidas simples e eficazes.

Por que a velocidade da internet varia durante o dia? Entenda o tráfego de rede

Posicione o roteador no local certo

A posição do roteador é um dos fatores mais importantes para uma boa qualidade do sinal, no entanto, muitas vezes isso acaba sendo ignorado! O recomendado é que ele fique em um local central da casa, de preferência em um ponto mais elevado e longe de paredes muito grossas ou móveis grandes.

Evite deixar o equipamento escondido atrás da televisão, dentro de armários ou próximo ao chão. Lembre-se que qualquer obstáculo físico pode absorver ou bloquear parte do sinal, prejudicando sua distribuição pelos ambientes.

Evite objetos metálicos e eletrônicos próximos ao roteador

Sabia que geladeiras, micro-ondas, espelhos e até mesmo aquários podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi? Isso acontece porque vários desses itens acabam interferindo nas ondas eletromagnéticas transmitidas pelo roteador.

Objetos metálicos, em especial, refletem o sinal, enquanto os aparelhos eletrônicos podem causar interferência, sobretudo se operam na mesma frequência.

Dica prática: deixe o roteador longe de outros eletrônicos grandes e de superfícies metálicas. O equipamento precisa “respirar”, livre para espalhar o sinal em 360 graus.

Como proteger sua rede Wi-Fi de invasores: Dicas de segurança online

Mantenha o roteador sempre atualizado

Assim como seu celular ou notebook, o roteador também precisa de atualizações para poder funcionar melhor. Os fabricantes lançam atualizações de firmware que corrigem falhas de segurança e otimizam o desempenho da rede.

Caso o seu equipamento seja muito antigo, pode não estar recebendo essas atualizações, e isso acaba comprometendo tanto a segurança quanto a velocidade da conexão.

Nesses casos, considere a troca por um modelo mais atual, sobretudo se o seu plano de internet for de alta velocidade e o roteador não der conta de entregar todo o desempenho.

Altere o canal de frequência: 2.4 GHz ou 5 GHz

A maioria dos roteadores modernos atua em duas faixas de frequência: 2.4 GHz e 5 GHz. Saber utilizar cada uma delas pode melhorar consideravelmente sua experiência com a internet.

  • 2.4 GHz: Possui maior alcance, mas menor velocidade. É ideal para ambientes com muitas paredes ou quando você está longe do roteador.
  • 5 GHz: Possui maior velocidade, mas menor alcance. É ideal para vídeos, games e navegação intensa, se você estiver próximo ao roteador.

Dica de ouro: Verifique se seu roteador está configurado para disponibilizar as duas opções. 

O que é latência e como ela afeta sua experiência de navegação?

Controle os dispositivos conectados

Com o aumento do número de aparelhos inteligentes em casa, é comum contar com mais de 10 dispositivos utilizando a rede ao mesmo tempo: celulares, notebooks, TVs, câmeras de segurança, assistentes virtuais, entre outros.

Isso acaba sobrecarregando o roteador e pode ocasionar lentidão, sobretudo em horários de pico.

Use repetidores de sinal ou sistema Mesh

Caso mesmo com todas as dicas acima o sinal ainda não estiver chegando bem em todos os cômodos, talvez seja o momento de investir em repetidores de sinal ou em um roteador com tecnologia Mesh.

  • Repetidores: São mais baratos e funcionam bem em ambientes com poucos obstáculos.
  • Mesh: Recomendado para casas maiores, com vários andares ou várias paredes. Ele proporciona uma rede única, mais estável e inteligente, distribuindo o sinal automaticamente para onde há mais necessidade.

Reinicie o roteador periodicamente

Essa é uma das dicas mais simples e eficazes, e, ainda assim, acaba sendo ignorada. Reiniciar o roteador de tempos em tempos auxilia a limpar processos travados, renovar os IPs dos dispositivos conectados e até mesmo resolver interferências momentâneas.

É recomendado fazer isso uma vez por semana. Basta desligar o equipamento da tomada, esperar por 10 segundos e ligar novamente.

Sinais de que você precisa de uma internet mais rápida

Conclusão

Contar com uma boa conexão de internet vai muito além de contratar o plano com a maior velocidade. A maneira como o Wi-Fi se comporta dentro da sua casa depende de uma série de fatores que, várias vezes, acabam passando despercebidos. Desde a posição do roteador até a quantidade de dispositivos conectados, tudo influencia no desempenho da rede.

Com pequenas mudanças e ajustes simples como os que você viu no conteúdo da Inetvip, já é possível melhorar consideravelmente a qualidade do sinal, e com isso garantir mais estabilidade, velocidade e tranquilidade no seu dia a dia.

A evolução da banda larga: Do DSL à Fibra Óptica

Nas últimas décadas, a internet vem revolucionando a maneira como trabalhamos, vivemos, consumimos entretenimento e nos comunicamos. A tecnologia de conexão à internet evoluiu de forma bem rápida, disponibilizando aos usuários uma velocidade cada vez maior, além de mais estabilidade e maior acessibilidade. 

Ler artigo »