vipNEWS

Tempo de tela: como equilibrar o uso da internet entre lazer, estudo e descanso

Estamos vivendo em uma era em que praticamente tudo está a um clique de distância! Trabalhar, estudar, conversar, jogar, assistir filmes, ouvir música e até mesmo fazer compras, tudo é possível com o auxílio da internet.

Estamos vivendo em uma era em que praticamente tudo está a um clique de distância! Trabalhar, estudar, conversar, jogar, assistir filmes, ouvir música e até mesmo fazer compras, tudo é possível com o auxílio da internet.

Backup na nuvem: como uma boa conexão protege os dados da sua empresa

Isso porque a internet tornou-se uma extensão da rotina da maioria das famílias, inclusive das crianças. O problema é que, com tantas possibilidades online, o tempo da utilização de tela tem crescido de uma maneira descontrolada, várias vezes sem que os pais ou responsáveis percebam os impactos disso no bem-estar e no desenvolvimento dos filhos.

Alguns dados da Organização Mundial da Saúde e de entidades pediátricas alertam: “o excesso de tempo em frente às telas pode trazer consequências físicas, cognitivas e emocionais, como distúrbios do sono, dificuldades de concentração, sedentarismo, irritabilidade e atraso no desenvolvimento social.” 

Controle parental: como proteger crianças durante a navegação na internet 

No entanto, equilibrar o tempo online não significa proibir a utilização da internet. Ao contrário, significa criar um ambiente digital saudável, com espaço para lazer, estudo e descanso, respeitando os limites e promovendo o uso consciente da tecnologia.

No conteúdo de hoje, a Inetvip irá te mostrar como o equilíbrio no tempo de tela é tão importante, como identificar os sinais de uso excessivo e, sobretudo, como aplicar pequenas mudanças na rotina da sua casa para melhorar a relação da família com a internet. Tudo isso com apoio da tecnologia, diálogo e uma boa conexão. Vamos lá!? Boa leitura.

Internet empresarial: como a estabilidade da sua conexão impacta nas vendas e produtividade

Por que se preocupar com o tempo de tela?

O termo “tempo de tela” é referente ao tempo diário que uma pessoa passa em frente a dispositivos como celulares, tablets, notebooks, televisores e videogames. No caso das crianças e adolescentes, esse tempo aumentou consideravelmente nos últimos anos, impulsionado pelo ensino remoto, pela facilidade de acesso a dispositivos e pela falta de atividades ao ar livre.

No entanto, o excesso de exposição pode ocasionar problemas como:

  • Dificuldades para dormir;
  • Menor rendimento escolar;
  • Irritabilidade e ansiedade;
  • Dores no corpo (pescoço, olhos e coluna);
  • Redução da interação social.

VPN: o que é e quando vale a pena usar na sua rede doméstica? 

Como identificar que o tempo de tela está exagerado 

Cada família possui sua dinâmica, mas alguns sinais são comuns quando existe desequilíbrio na utilização da internet em casa:

  • A criança ou adolescente fica irritado quando precisa desligar o aparelho;
  • Perda do interesse por atividades offline;
  • Dificuldade de concentração nos estudos;
  • Queixas de cansaço excessivo, dores ou insônia;
  • Rejeição a interações sociais presenciais.

Todos esses comportamentos indicam que chegou o momento de reavaliar os limites e criar uma nova rotina digital.

Como proteger sua rede Wi-Fi de invasores: Dicas de segurança online

Dicas para equilibrar o tempo de tela entre lazer, estudo e descanso

A boa notícia é que não é necessário cortar a internet da rotina familiar. Através de algumas mudanças simples, é possível transformar a relação com os dispositivos e promover um ambiente mais saudável para todos.

Confira algumas dicas práticas:

  • Crie horários definidos para cada atividade: Estabeleça um tempo diário para estudo, jogos, vídeos e descanso. Utilize alarmes ou aplicativos de controle de tempo para ajudar.
  • Evite telas antes de dormir: A luz azul das telas atrapalha o sono. Idealmente, desligue os dispositivos pelo menos 1 hora antes de ir dormir.
  • Inclua momentos offline na rotina: Proponha atividades sem internet, como por exemplo leitura, jogos de tabuleiro, prática de esportes, passeios ao ar livre ou momentos em família.
  • Acompanhe o conteúdo acessado: Esteja presente e veja o que os seus filhos estão assistindo, com quem estão jogando e o que estão aprendendo. Mostre interesse e participe.
  • Seja exemplo: As crianças se espelham nos adultos. Ou seja, se os pais vivem no celular, será mais difícil impor limites. Lembre-se que o equilíbrio começa pelo exemplo.
  • Use ferramentas de controle parental: Alguns recursos como o Google Family Link, controle do YouTube Kids ou filtros do roteador ajudam a limitar tempo e tipo de conteúdo.

Plano de internet para gamers: O que levar em consideração ao contratar

A importância de uma internet de qualidade nesse processo

Embora possa parecer contraditório, uma boa conexão auxilia a reduzir o tempo de tela mal aproveitado. Quando a internet é lenta ou instável, as pessoas passam mais tempo tentando concluir tarefas simples, como por exemplo: baixar arquivos, assistir vídeos ou realizar reuniões.

Além disso, a conexão estável possibilita que ferramentas de controle funcionem de uma maneira correta, facilita o acesso a plataformas de estudo e permite que o tempo online seja mais produtivo, reduzindo a ansiedade digital.

O que é latência e como ela afeta sua experiência de navegação

Conclusão

A internet é uma aliada valiosa no aprendizado, no entretenimento e na rotina das famílias. No entanto, como tudo na vida, precisa ser utilizada com equilíbrio e responsabilidade. Controlar o tempo de tela é cuidar da saúde, do desenvolvimento e da convivência dentro de casa.

Através de regras claras, bom exemplo dos adultos, ferramentas de apoio e uma conexão de qualidade, é possível transformar a relação da sua família com a tecnologia, proporcionando espaço para o lazer, para o estudo e, claro, também para o descanso que todos merecem.

Entre em contato com a Inetvip!

Wi-Fi lento? Veja 7 dicas simples para melhorar o sinal na sua casa

Você está assistindo sua série ou seu filme favorito, prestes a descobrir o que vai acontecer na cena final, e de repente, a imagem trava? Ou então está no meio de uma reunião importante de trabalho e o sinal de internet cai, deixando você falando sozinho na videoconferência? Saiba que situações como essas são mais comuns do que parecem, e, cá entre nós, não existe nada mais irritante do que ter uma boa conexão contratada e, mesmo assim, sofrer com a lentidão ou instabilidade do Wi-Fi dentro de casa.

Ler artigo »

VPN: o que é e quando vale a pena usar na sua rede doméstica?

Você já ouviu falar em VPN, mas nunca teve certeza se realmente precisa disso na sua residência? Com o aumento da utilização da internet para atividades sensíveis como trabalho remoto, transações bancárias, armazenamento em nuvem e até mesmo controle de dispositivos inteligentes, a preocupação com a segurança digital aumentou consideravelmente. Nesse contexto, a VPN deixou de ser algo exclusivo para as grandes empresas ou “hackers” e também está ganhando espaço também no ambiente doméstico.

Ler artigo »