O cenário é bastante comum: você está navegando pelo seu celular, mas os vídeos estão demorando a carregar e as mensagens demoram a ser enviadas. Enquanto isso, seu notebook, conectado à mesma rede, está funcionando perfeitamente.
Seu primeiro teste de velocidade: O guia completo para entender os resultados
A frustração é imediata, e a culpa acaba caindo, de maneira injusta, no provedor. Contudo, se o problema de lentidão for exclusivo do seu smartphone, o mais provável é que o empecilho esteja no próprio aparelho ou na maneira como ele se conecta à sua rede Wi-Fi.
Se a velocidade não está chegando ao seu celular, chegou o momento de fazer um diagnóstico rápido. No conteúdo de hoje, vamos listar as quatro principais causas de lentidão em smartphones e o que você deve fazer imediatamente para restaurar a performance máxima da sua navegação móvel. Vamos lá!? Boa leitura.
Guia para solucionar problemas comuns de conexão
Limpe o cache: O acúmulo de informações que engasga o sistema
Um dos motivos mais frequentes para a lentidão nos celulares é o acúmulo de dados temporários, ou cache, em aplicativos e no navegador.
O cache armazena informações para acelerar o carregamento (como fotos de perfil ou páginas de sites que você visita sempre), mas quando esse volume fica muito grande ou esses dados se corrompem, o sistema e os aplicativos ficam pesados, ocasionando uma internet lenta.
O que fazer:
- Reinicie o aparelho: O clássico “desligar e ligar” limpa a memória RAM e fecha processos que podem estar consumindo recursos em segundo plano.
- Limpe o cache dos aplicativos mais usados: Vá até as configurações do seu smartphone, encontre a lista de aplicativos e, um por um, limpe o cache de redes sociais e navegadores. Isso irá liberar espaços e forçar os aplicativos a carregarem novas informações sem depender de dados antigos e possivelmente corrompidos.
4 problemas comuns com roteadores: como resolvê-los rapidamente
Migre para a rede 5 GHz: Fuja da multidão de dispositivos
Se você mora em um apartamento ou em uma casa com muitos vizinhos, é bem provável que esteja sofrendo com o congestionamento da rede de 2.4 GHz. Essa é a frequência mais comum, mas também a mais saturada de todas, uma vez que é utilizada por micro-ondas, telefones sem fio e vários roteadores ao redor.
A maioria dos roteadores modernos (e todos os planos de fibra de alta qualidade) disponibilizam duas frequências: 2.4 GHz e 5 GHz.
O que fazer:
- Conecte-se ao 5 GHz: Abra as configurações de Wi-Fi do seu celular e procure pela rede que termina com “5G” ou “5GHz”.
- Qual a diferença? A rede de 5 GHz é como uma “avenida expressa”: ela disponibiliza velocidades bem mais altas e sofre menos interferência. A única desvantagem é que seu alcance é um pouco menor. Se você estiver perto do roteador, migrar para o 5 GHz é a solução mais rápida para ter mais velocidade.
Os avanços da tecnologia 5G e seu impacto na internet residencial
Gerencie os aplicativos em segundo plano: Quem está consumindo sua banda?
Vários aplicativos, como serviços de streaming, armazenamento em nuvem (Google Drive, Dropbox) e redes sociais, continuam funcionando em segundo plano mesmo depois de você sair deles. Eles podem estar baixando atualizações, sincronizando fotos ou fazendo backups, consumindo secretamente sua banda de internet e gerando lentidão para o que você está fazendo agora.
O que fazer:
- Feche aplicativos desnecessários: Utilize o gerenciador de tarefas do seu celular (deslizando para cima ou tocando no botão de aplicativos recentes) e force o fechamento dos apps que você não está utilizando.
- Ajuste as permissões de segundo plano: Nas configurações de cada aplicativo, desative a permissão para que eles continuem a usar dados em segundo plano, sobretudo aqueles que consomem muita banda.
Internet sem fio ou com cabo? Saiba qual a melhor opção para cada dispositivo
Verifique a versão do seu sistema operacional: A velocidade de hardware
Seu celular está com a versão mais recente do sistema operacional (iOS ou Android)? Com o passar do tempo, as empresas lançam atualizações que otimizam o desempenho do Wi-Fi e corrigem vulnerabilidades de segurança. Um sistema desatualizado pode não conter os drivers otimizados para aproveitar a alta velocidade da fibra.
O que fazer:
- Procure atualizações: Acesse as configurações e verifique se existe alguma atualização pendente para o seu sistema operacional. Uma simples atualização pode resolver falhas de conexão e lentidão.
Por que a velocidade contratada nem sempre é a que você sente no dia a dia
Conclusão
Contar com uma internet rápida, como a da Inetvip, é o ponto de partida. Contudo, o desempenho final vai depender de como seus dispositivos utilizam essa conexão.
Aplicando as quatro dicas simples, que listamos no conteúdo de hoje, você muda a chave e transforma o seu smartphone em um verdadeiro “coletor de velocidade” eficiente.
Pare de culpar o Wi-Fi e comece a otimizar seu aparelho. A performance que você contratou está pronta para ser usada, basta garantir que seu celular esteja pronto para recebê-la.