vipNEWS

Streaming em alta resolução: O que você precisa para aproveitar conteúdos em 4K e 8K

Com o passar dos últimos anos, a forma como consumimos entretenimento mudou consideravelmente. Atualmente, o streaming se consolidou como a principal maneira de assistir filmes, documentários, séries e até eventos esportivos em tempo real. 

Com o passar dos últimos anos, a forma como consumimos entretenimento mudou consideravelmente. Atualmente, o streaming se consolidou como a principal maneira de assistir filmes, documentários, séries e até eventos esportivos em tempo real. 

Além disso, com o avanço da tecnologia, a qualidade dos conteúdos disponíveis também vem evoluindo, e agora a alta resolução se tornou o novo padrão para quem busca uma experiência audiovisual imersiva. O 4K, que em um passado não tão distante era uma inovação, já se tornou amplamente acessível para as pessoas, enquanto isso, o 8K já começa a despontar como o futuro da resolução de vídeo.

Além do convencional: As próximas fronteiras da conectividade

Contudo, para aproveitar ao máximo essa experiência, seja em 4K ou 8K, existem uma série de fatores que devem ser considerados. Não basta contar com uma TV de alta resolução, é preciso ter uma conexão com a internet, um dispositivo que seja compatível e entender como essas tecnologias funcionam. Nesse sentido, vários consumidores acabam se perguntando: “O que eu realmente preciso fazer para assistir aos conteúdos em 4K e 8K sem interrupções?”

No conteúdo de hoje, a Inetvip irá explorar de forma detalhada o que é preciso para garantir uma experiência de streaming em alta resolução, mostrando desde os equipamentos até os requisitos de internet, além de falar sobre exemplos práticos de como essas tecnologias são capazes de transformar o seu entretenimento.

Transforme sua casa em uma Smart Home em 2025 com a internet certa

O que é resolução 4K e 8K?

Antes de falarmos sobre os aspectos técnicos, é preciso compreender o que são 4K e 8K e o motivos dessas resoluções serem tão significativas para o streaming de vídeo. A resolução de uma imagem refere-se à quantidade de pixels, que são pequenos pontos de luz que formam as imagens na tela. Ou seja, quanto maior o número de pixels, maior será a definição da imagem.

  • 4K (Ultra HD): É referente a uma resolução de 3840 x 2160 pixels, ou seja, quatro vezes mais detalhada do que o Full HD (1920 x 1080 pixels). Isso representa uma imagem bem mais nítida e rica em detalhes.
  • 8K: Eleva ainda mais o nível de resolução, indo para 7680 x 4320 pixels, ou seja, o dobro da resolução do 4K e 16 vezes mais do que o Full HD. A quantidade de pixels possibilita uma clareza de imagem impressionante, mesmo em telas muito maiores.

O papel da conexão de internet no streaming de alta resolução

Para assistir aos conteúdos em 4K e 8K, a qualidade da conexão de internet é um dos aspectos mais importantes. Os formatos de vídeo exigem uma enorme quantidade de dados, por isso, uma conexão de baixa velocidade pode ocasionar alguns problemas como buffering (aquela pausa interminável para carregar o vídeo), perda de qualidade de imagem ou até mesmo a impossibilidade de reproduzir o conteúdo.

Cuidados com o roteador: Como melhorar o sinal de internet em toda a casa

Para conteúdos em 4K, a recomendação é contar com uma velocidade de internet mínima de 25 Mbps (megabits por segundo). Isso proporciona que o vídeo possa ser transmitido de uma maneira estável e com a qualidade máxima. Contudo, essa velocidade pode não ser suficiente caso exista outros dispositivos conectados à rede, como smartphones ou tablets, que possam consumir parte da largura de banda.

Conheça os planos de internet da Inetvip

Já quando falamos do 8K, a exigência se torna ainda maior. Isso porque a velocidade mínima recomendada para o streaming em 8K é de 50 a 100 Mbps. Como o 8K ainda está se encontra em fase de popularização, nem todas as plataformas disponibilizam o conteúdo nessa resolução. No entanto, a tendência é que esse formato se torne mais comum nos próximos anos, sobretudo com a evolução das conexões de internet, como por exemplo, a fibra óptica.

2025: O ano para aumentar sua produtividade com a internet de alta velocidade

Abaixo, confira dicas para garantir que a sua internet esteja adequada para o streaming em alta resolução:

  • Considere a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente: Caso várias pessoas na sua casa estejam utilizando a internet ao mesmo tempo, é necessário contar com uma conexão capaz de suportar esse tráfego.
  • Prefira uma conexão por cabo Ethernet sempre que possível: As conexões Wi-Fi podem ser instáveis em algumas áreas da casa. Por isso, um cabo Ethernet proporciona mais estabilidade e velocidade.
  • Opte por planos de internet com alta velocidade de download: Para o 4K, 25 Mbps é o mínimo, no entanto, 50 Mbps ou mais proporcionam uma experiência sem falhas. Para o 8K, um plano de 100 Mbps é considerado o ideal.
  • Verifique o roteador: Um bom roteador faz toda a diferença na distribuição da internet pela casa. Lembre-se que os roteadores mais antigos podem não suportar as altas velocidades necessárias para o streaming de conteúdos em 4K e 8K.

Por que a fibra óptica é a melhor escolha para quem busca alta velocidade e estabilidade?

Conclusão

O streaming em alta resolução, seja em 4K ou 8K, disponibiliza uma experiência visual altamente imersiva e realista. Porém, para aproveitar ao máximo essa tecnologia, é crucial contar com uma internet de alta velocidade, equipamentos compatíveis e estar ciente dos requisitos de cada plataforma de streaming.

Como garantir uma conexão estável para assistir às lives e eventos online em 2025

Já sabemos que a transformação digital deixou de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade presente em praticamente todos os setores da nossa sociedade. E no mundo corporativo, essa transformação representa um salto tecnológico que engloba desde a automatização de processos até a adoção de novas formas de trabalho, como por exemplo, o home office e a utilização de ferramentas na nuvem. 

Ler artigo »