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Segurança online no home office: Como proteger seus dados

O home office já se tornou uma realidade para diversos profissionais ao redor do mundo, proporcionando uma série de benefícios, como economia de tempo e flexibilidade.

O home office já se tornou uma realidade para diversos profissionais ao redor do mundo, proporcionando uma série de benefícios, como economia de tempo e flexibilidade. Contudo, essa “chegada” também aumentou a vulnerabilidade a ameaças cibernéticas. Sendo assim, a segurança online é uma preocupação crescente, principalmente quando se trabalha de forma remota, ou seja, longe daquele ambiente controlado de um escritório tradicional.

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A proteção dos dados é crucial para garantir a integridade das informações corporativas e pessoais, evitando danos à reputação, perdas financeiras e demais consequências graves.

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Como proteger a rede

Antes de mais nada é necessário garantir que o acesso à internet de cada colaborador e computador de trabalho seja realizado através de uma rede segura e bem configurada. Lembre-se que o roteador funciona como um entregador, enviando pacotes para o destino desejado e recebendo pacotes para o seu computador e dispositivos móveis. Caso o roteador não esteja seguro todo o tráfego pela rede é vulnerável.

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Principais ameaças cibernéticas no home office

Ataques Man-in-the-Middle (MitM)

Acontece quando um hacker intercepta a comunicação entre duas partes para roubar dados ou inserir falsas informações.

Malware

Alguns programas maliciosos como vírus, trojans e spyware, podem infectar seu dispositivo e roubar informações ou danificar os arquivos.

Ransomware

É o tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima e exige um resgate para poder liberar o acesso.

Phishing

Os ataques de phishing envolvem tentativas de obter informações sensíveis, tais como senhas e detalhes de cartão de crédito, enganando os usuários a fornecer os dados através de e-mails ou sites falsos.

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A seguir, confira algumas dicas para proteger os seus dados!

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma das soluções de TI mais simples, porém, ao mesmo tempo ela é bastante eficaz. Sempre que um de seus colaboradores desejar entrar em seu sistema, ele vai precisar inserir uma senha seguida de um código de verificação que foi enviado a eles em seu telefone celular. O (2FA) necessita de uma etapa extra ao realizar login no trabalho, porém, já demonstrou reduzir consideravelmente os problemas de segurança.

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Utilize métodos de criptografia

Os e-mails são o maior alvo dos ataques cibernéticos, sendo assim, criptografar todos eles é extremamente importante. Através da criptografia, o conteúdo é disfarçado, de maneira que qualquer informação sensível que apareça em uma conversa será vista somente pelo destinatário designado.

Também vale ressaltar que o gerenciamento de senhas pode ser criptografado. Ao utilizar um sistema para criptografar o gerenciamento de senhas, o compartilhamento do mesmo pode ser simplificado entre os membros da equipe. Afinal, as senhas individuais vão ser compartilhadas sem que ninguém possa ver a senha real. Isso é bastante útil em algumas situações, como por exemplo, se um colaborador deixar a empresa por algum motivo.

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Mantenha dispositivos e softwares atualizados

As atualizações de software de forma frequente incluem correções para vulnerabilidades de segurança. Verifique e mantenha o sistema operacional, navegadores e demais aplicativos sempre atualizados.

Utilize VPN

O  VPN (Virtual Private Network) é uma das maneiras mais utilizadas para garantir a segurança de dados no home office. Vale lembrar que a tecnologia garante o tráfego de dados, estabelecendo uma rede interna da empresa. Com isso, a rede poderá ser acessada de forma remota, no entanto, somente por computadores e dispositivos habilitados.

Vários colaboradores estão trabalhando em cafeterias, coworkers e demais espaços públicos. Nesses locais, é normal que se utilize o Wi-Fi local para se conectar à internet. E é aí que o VPN aparece como uma solução eficiente para proteger o usuário de eventuais invasões na rede.

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Utilize senhas fortes

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de criar senhas mais complexas, combinando letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e símbolos.

Além disso, evite utilizar a mesma senha para mais de um site ou serviço. Também vale a pena contar com um gerenciador de senhas para armazenar e criar senhas mais seguras.

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