vipNEWS

Segurança em Dispositivos Móveis no Home Office

Com a chegada de um dos momentos mais desafiadores da história, os dispositivos móveis se tornaram grandes aliados de colaboradores de uma organização, possibilitando a realização de trabalhos à distância com boa eficiência. No entanto, para isso, a segurança da informação nos dispositivos móveis precisam ser uma prioridade.

Tecnologias emergentes e o futuro da conectividade

A partir do momento em que ela é priorizada, a empresa evita a entrada de vírus e a ação de hackers que podem roubar informações sigilosas, bem como destruir sistemas e deletar um banco de dados.

Dessa maneira, existem boas práticas para garantir mais segurança da informação, sobretudo, quando ela é acessada nos dispositivos móveis, que estão longe do padrão de segurança estabelecidos para o ambiente físico da indústria.

A revolução do Home Office: A importância de uma internet de qualidade 

A segurança em dispositivos móveis no home office abrange uma série de práticas e ferramentas que visam proteger os dados pessoais dos usuários, bem como os dados corporativos.

Configuração de senhas fortes e biometria

Para começar, lembre-se que uma linha de defesa para todo e qualquer dispositivo móvel é a utilização de senhas fortes e mecanismos de autenticação biométrica, como por exemplo, impressões digitais ou reconhecimento facial.

É preciso configurar senhas complexas, que possam combinar letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, etc. Além disso, saiba que a autenticação biométrica adiciona uma camada extra de segurança, deixando mais difícil para intrusos acessarem o dispositivo.

Educação Remota com 5G: Transformação e aprendizagem em casa

Mantenha o sistema operacional e aplicativos atualizados

Deixar o sistema operacional e os aplicativos do dispositivo móvel atualizados é fundamental para garantir a segurança dos mesmos. Normalmente, essas atualizações frequentes incluem correções de segurança e melhorias de desempenho. Os colaboradores devem ser instruídos a instalarem as atualizações assim que estiverem disponíveis para seus dispositivos móveis.

Realize o backup

Faça o seu backup dos dados armazenados em dispositivos móveis de forma constante e regular. Eles garantem que as informações críticas da empresa não sejam perdidas em caso de perda, danos ou roubo ao dispositivo. Utilize essas soluções de backup em nuvem confiáveis e observe de perto essa importância de realizar backups frequentes.

Soluções para melhorar a velocidade de internet para a educação online

Configurações de privacidade e Permissões de aplicativos

Os dispositivos móveis detém várias configurações de privacidade que possibilitam controlar quais informações os aplicativos podem acessar. É necessário ajustar e revisar essas configurações de forma regular, liberando permissões somente aos aplicativos que realmente necessitam delas. Isso minimiza o risco de exposição de dados sensíveis.

Uso de VPNs para acessos seguros

As redes privadas virtuais (VPNs) nada mais são do que ferramentas cruciais para proteger a comunicação de dados nos dispositivos móveis. Elas são capazes de criptografar o tráfego de internet, possibilitando que os dados transmitidos entre o dispositivo e os servidores corporativos estejam seguros, até mesmo quando o usuário estiver conectado a redes Wi-Fi públicas/inseguras.

Rede Wi-Fi Segura: Dicas práticas para proteger seus dispositivos conectados

Conte com aplicativos de segurança confiáveis

Instale aplicativos de segurança confiáveis no seu dispositivo móvel! Afinal, eles são capazes de fornecer recursos adicionais de proteção, como por exemplo: detecção de malware, bloqueio remoto em caso de perda ou roubo e localização do dispositivo. Incentive a pesquisa e a utilização de aplicativos de segurança bem avaliados e de fontes confiáveis.

Boas práticas para aumentar a segurança

  • Obrigatoriedade da impressão digital para acessar o dispositivo, bem como o segundo fator de autenticação para a utilização de qualquer sistema da empresa;
  • Não utilize aplicativos de mensagens abertos, (whatsapp e telegram) para a troca de mensagens profissionais;
  • O dispositivo deverá contar com um sistema de proteção DNS, que também servirá para bloquear o acesso a sites maliciosos;

Dicas para melhorar a qualidade e estabilidade das videochamadas