Qual a diferença de uma ONU e uma ONT?
A eficiência dos serviços de fibra óptica é inegável, seu advento multiplicou a qualidade das conexões e permitiu uma expansão enorme da capacidade de redes. A diferença entre ONU e ONT, que podem utilizar os mesmos princípios de distribuição de pacotes de dados, está no modo como o cliente final é atendido por elas. Mais afinal, qual é mesmo a diferença?
A existência de um Terminal de Rede Óptica (do inglês: Optical Network Terminal, ONT), significa que o cliente possui nas dependências de sua casa ou da sua empresa um equipamento ativo para a recepção e transmissão do sinal. O qual é interface que converte o sinal óptico proveniente do seu provedor por meio de uma rede óptica passiva (rede PON – Passive Optical Network) para um sinal elétrico. Logo, possui módulo de uso que pode ser configurado, o qual conta com entradas para diferentes serviços via cabo óptico. como serviços de banda larga, vídeo (IPTV/VoD), telefonia (VoIP), também conhecidos como Triple Play. Normalmente este equipamento também é dotado de WiFi que permite conectar vários equipamentos simultaneamente sem o uso de conexões via cabos.
No caso de uma Unidade de Rede Óptica (ONU), o sinal óptico da rede PON do provedor é recebido em um aparelho, ativo, mas que fica instalado em dependências externas. Geralmente instalados em armários, bastidores ou pedestais, em vias públicas, devidamente protegidos. Essa unidade é alimentada de maneira autônoma. O atendimento aos clientes finais é feito por meio de uma rede metálica, seja ela de pares metálicos, coaxiais ou até mesmo de fibra óptica. Aqui, o usuário não possui uma interface direta em suas dependências com a rede PON, mas o serviço distribuído e a acessibilidade aos diversos tipos de sinal que trafegam pela rede PON serão os mesmos.
Qual modelo escolher?
A escolha do modelo variará muito de acordo com o tipo de serviço disponibilizado, a distância envolvida no atendimento e as facilidades disponíveis no local.
Os pontos atendidos por ONU podem ter um preço menor por cliente atendido e são muito bem-vindos em prédios antigos, sejam residenciais ou comerciais. Grandes empresas e outras situações em que seja viável distribuir sinais dentro de uma mesma unidade.