vipNEWS

Internet Fibra óptica – O que é?

O que é fibra óptica?

Não é mais novidade para ninguém que a fibra óptica é uma das principais inovações tecnológicas da nossa era.
Fibra óptica é basicamente um fio de vidro com a espessura de um fio de cabelo, extremamente puro, constituído por núcleo e casca com índices de refração diferentes, e revestido por camadas de plástico para proteção mecânica. Os cabos ópticos são constituídos por uma ou várias fibras. Basicamente a transmissão é feita por meio de sinais digitais, ou seja, uma fonte de luz (transmissor) é ligada e desligada rapidamente em uma das extremidades do cabo óptico. A luz viaja através da fibra óptica (fio de vidro), e de forma contínua a luz vai sendo refletida no interior do fio de vidro através do núcleo e da casca da fibra, em um processo conhecido como reflexão total interna. Na outra extremidade um receptor recebe esta luz e faz a conversão para o sinal elétrico.

Quais as vantagens e desvantagens da fibra óptica?

Vantagens
  • Dimensões reduzidas;
  • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação;
  • Imunidade às interferências eletromagnéticas;
  • Segurança no sinal;
  • Facilidade na instalação;
  • Menos deterioração com o tempo comparado com os fios de cobre.
Desvantagens
  • Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento;
  • Dificuldade para derivações (necessário o uso de splitters);
  • Impossibilidade de alimentação remota dos repetidores sem o uso de fios de cobre;
Por fim, a principal diferença entre a fibra óptica e um par de cobre trançado é a distância e a quantidade de informações aliada a velocidade na transmissão das mesmas e a ausência de interferências eletromagnéticas, que em ambientes industriais são abundantes.

VPN: o que é e quando vale a pena usar na sua rede doméstica?

Você já ouviu falar em VPN, mas nunca teve certeza se realmente precisa disso na sua residência? Com o aumento da utilização da internet para atividades sensíveis como trabalho remoto, transações bancárias, armazenamento em nuvem e até mesmo controle de dispositivos inteligentes, a preocupação com a segurança digital aumentou consideravelmente. Nesse contexto, a VPN deixou de ser algo exclusivo para as grandes empresas ou “hackers” e também está ganhando espaço também no ambiente doméstico.

Ler artigo »