As férias estão chegando, e com isso, se aproxima o momento de relaxar e aproveitar o tempo com seus familiares e amigos. Contudo, vale ressaltar que enquanto você desfruta desse período de descanso, a segurança da sua rede Wi-Fi em casa pode acabar ficando em risco.
Cuidados com o roteador: Como melhorar o sinal de internet em toda casa
Com o aumento da utilização dos dispositivos conectados, como smartphones, tablets e smart TVs, proteger a rede da sua casa contra invasões é crucial para garantir que você não tenha problemas, como por exemplo: roubo de dados ou acesso indevido à sua internet.
Durante o período de férias, diversas pessoas acabam viajando e deixando suas casas desprotegidas, tanto fisicamente quanto virtualmente.
Tenha em mente que sem as medidas adequadas de segurança, sua rede Wi-Fi fica vulnerável a invasores, que podem utilizar sua conexão de internet sem permissão ou, pior ainda, acessar informações sensíveis. No conteúdo de hoje, a Inetvip irá explorar e mostrar o que deve ser feito para proteger sua rede Wi-Fi e garantir que você possa aproveitar suas férias sem maiores preocupações.
Trabalho remoto e férias em família: Como equilibrar o uso da internet para todos
Altere a senha padrão do roteador
Altere a senha padrão do roteador. A maioria dos roteadores já vem de fábrica com senhas padrão, que podem ser facilmente encontradas na internet ou nas embalagens do próprio dispositivo. Caso você ainda não tenha mudado essa senha, saiba que poderá estar deixando sua rede vulnerável a invasores.
Criando uma nova senha, certifique-se de que ela seja forte e difícil de adivinhar. Utilize uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para dificultar ainda mais o acesso. Importante: evite usar informações pessoais, como seu nome ou data de nascimento, para criar essa senha.
Jogos online nas férias: Como otimizar a conexão para garantir diversão sem interrupções
Utilize criptografia WPA3
Vamos lá, uma outra medida importante para garantir a segurança da sua rede Wi-Fi é utilizar o protocolo de criptografia mais recente disponível no seu roteador. Atualmente, o WPA3 (Wi-Fi Protected Access 3) é considerado o protocolo mais seguro para as redes domésticas, disponibilizando uma proteção adicional contra tentativas de invasão.
Contudo, se o seu roteador não suportar o WPA3, tente pelo menos usar o WPA2. Para verificar e alterar o tipo de criptografia, acesse o painel de administração do roteador e procure pela seção de configurações de segurança.
Desative o SSID Broadcasting
O SSID (Service Set Identifier) é o nome da sua rede Wi-Fi, transmitido publicamente para que os dispositivos possam encontrá-la e se conectar. Desativando essa transmissão, você deixa sua rede “invisível” para que pessoas indesejadas não conheçam o nome dela, dificultando tentativas de acesso não autorizado.
Lembrando que é possível desativar o SSID broadcasting nas configurações do seu roteador. Porém, ao fazer isso, lembre-se de que os dispositivos que você irá conectar à rede ainda vão precisar do nome exato da rede e da senha para acessar o Wi-Fi.
Soluções para melhorar a velocidade de internet para a educação online
Ative o firewall do roteador
A maioria dos roteadores modernos já vem com um firewall integrado, que nada mais é do que uma barreira de proteção entre sua rede e possíveis ameaças externas. Ou seja, o firewall do seu roteador deve estar ativado para que se torne possível adicionar uma camada extra de segurança.
O firewall auxilia a bloquear acessos não autorizados e filtra o tráfego que entra e sai da sua rede. Mesmo não sendo uma solução completa para todos os tipos de ataques, ele é uma medida importante para proteger sua rede Wi-Fi contra invasões.
Atualize o firmware do seu roteador
Várias pessoas não sabem, mas o firmware (o software interno) do roteador deve ser atualizado de forma regular para garantir a segurança da rede. As atualizações de firmware corrigem vulnerabilidades e melhoram a eficiência do dispositivo.
Realize uma verificação de forma periódica se existem atualizações disponíveis para o seu roteador no site do fabricante ou nas configurações do próprio aparelho. Lembre-se que manter o firmware atualizado é uma das formas mais eficazes de evitar invasões e garantir que sua rede esteja funcionando corretamente.