vipNEWS

A revolução da Internet das Coisas (IoT) e seus requisitos de conectividade

Nos últimos anos, a tecnologia está avançando cada vez mais, e a Internet das Coisas (IoT) aparece como uma das tendências mais impactantes e promissoras.

Nos últimos anos, a tecnologia está avançando cada vez mais, e a Internet das Coisas (IoT) aparece como uma das tendências mais impactantes e promissoras. A IoT, é uma rede interconectada de dispositivos físicos, equipados com sensores e conectados à internet, que fazem a comunicação entre si e com sistemas centrais.  Muito se fala que essa tecnologia irá transformar a maneira como interagimos com o mundo, tornando-o mais conectado, eficiente e inteligente.

Tecnologias Emergentes e o Futuro da Conectividade

O que é a Internet das Coisas?

Vamos lá, a Internet das Coisas (IoT) é uma extensão da internet “tradicional” que possibilita que os objetivos físicos possam se conectar e compartilhar os dados. Vale ressaltar que os “objetos” ou “coisas”, podem variar, indo de:

  • Eletrodomésticos;
  • Dispositivos Vestíveis;
  • Equipamentos Médicos;
  • Veículos;
  • e Sensores Industriais;

Os dispositivos de IoT são equipados com sensores especializados que coletam dados específicos do ambiente ou do usuário.

Inteligência Artificial e privacidade na internet

Vamos considerar o exemplo de uma casa inteligente equipada com dispositivos  IoT! Sensores nas portas e janelas conseguem detectar a abertura e o fechamento, enquanto os sensores de movimento são capazes de identificar a presença de pessoas em diferentes cômodos do local. Os termostatos inteligentes coletam os dados a respeito da temperatura interna e externa da casa, os dados são transmitidos por meio da internet para um servidor central ou uma nuvem.

Normalmente esse servidor é conhecido como “hub”, e é responsável por receber e processar as informações vindas de todos os dispositivos conectados à rede. Baseado nessas informações, os dispositivos de IoT conseguem executar ações específicas ou enviar notificações para os usuários.

A revolução silenciosa: O papel da fibra óptica na conectividade global

Quais tecnologias tornaram a IoT possível?

Mesmo que a ideia da IoT já exista há muito tempo, uma coleção de avanços recentes em várias tecnologias diferentes a deixou em prática. Confira!

  • Acesso a tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência: Sensores acessíveis e confiáveis vem possibilitando a tecnologia IoT para mais fabricantes.
  • Conectividade: Vários protocolos de rede para a internet facilitaram a conexão de sensores à nuvem e a outras coisas para transferência eficiente de dados.
  • Inteligência Artificial (IA) e Conversacional: Os avanços nas redes neurais trouxeram o processamento de linguagem natural aos dispositivos de IoT, e os tornaram atraentes, acessíveis e viáveis para a utilização doméstica.
  • Machine learning e análise avançada: Com os avanços em machine learning e análise avançada, as empresas conseguem obter insights de uma forma mais rápida e fácil. 
  • Plataformas de computação na nuvem: O aumento da disponibilidade de plataformas na nuvem possibilita que as empresas e consumidores possam acessar a infraestrutura que necessitam para aumentar a escala sem precisar gerenciar tudo. 

Conectando pessoas e oportunidades: Internet como ferramenta de networking

Benefícios e Desafios

A Internet das Coisas (IoT) proporciona diversos benefícios, como por exemplo a automação de tarefas, a redução de custos operacionais, a tomada de decisões mais inteligentes e o aprimoramento da experiência do usuário.

Contudo, a IoT também passa por desafios consideráveis, principalmente em relação à segurança cibernética e à privacidade de dados. Afinal, conectar um alto número de dispositivos à internet aumenta o risco de vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos. 

Sendo assim, é crucial investir em medidas mais robustas de segurança, como:

  • Autenticação de dispositivos;
  • Atualizações regulares de firmware;
  • Criptografia de dados;

Tudo isso para proteger os dispositivos, bem como os dados dos usuários!

Recursos e funcionalidades úteis para videochamadas em grupo

Importância da IoT

A importância da Internet das Coisas (IoT) está associada à integração do mundo real com o mundo cada vez mais conectado e virtual. Desde a transformação e digitalização das organizações e dispositivos, as pessoas são capazes de realizar suas tarefas (profissionais e/ou pessoais) sem a necessidade de sair de onde estão.

Além disso, as tecnologias são capazes de gerar mais produtividade, bem como um uso mais consciente e eficiente dos recursos das companhias.

Por isso, quando pensamos em algumas atividades como a medicina e a educação, conseguimos ter uma noção bem clara de como a Internet das Coisas consegue promover impactos profundos. É a partir dela que é possível transformar e até mesmo salvar vidas, seja em escolas, hospitais ou qualquer outro local.

Desafios da baixa velocidade de internet na educação online

Internet empresarial: como a estabilidade da sua conexão impacta nas vendas e produtividade

Imagine uma padaria onde os pagamentos via maquininha param de funcionar, uma loja online que perde vendas por causa de lentidão no sistema ou um escritório de contabilidade que atrasa a entrega de declarações por falhas na conexão. Esses são somente alguns exemplos reais de como a instabilidade da internet é capaz de comprometer seriamente o funcionamento de pequenas e médias empresas.

Ler artigo »

Wi-Fi lento? Veja 7 dicas simples para melhorar o sinal na sua casa

Você está assistindo sua série ou seu filme favorito, prestes a descobrir o que vai acontecer na cena final, e de repente, a imagem trava? Ou então está no meio de uma reunião importante de trabalho e o sinal de internet cai, deixando você falando sozinho na videoconferência? Saiba que situações como essas são mais comuns do que parecem, e, cá entre nós, não existe nada mais irritante do que ter uma boa conexão contratada e, mesmo assim, sofrer com a lentidão ou instabilidade do Wi-Fi dentro de casa.

Ler artigo »

VPN: o que é e quando vale a pena usar na sua rede doméstica?

Você já ouviu falar em VPN, mas nunca teve certeza se realmente precisa disso na sua residência? Com o aumento da utilização da internet para atividades sensíveis como trabalho remoto, transações bancárias, armazenamento em nuvem e até mesmo controle de dispositivos inteligentes, a preocupação com a segurança digital aumentou consideravelmente. Nesse contexto, a VPN deixou de ser algo exclusivo para as grandes empresas ou “hackers” e também está ganhando espaço também no ambiente doméstico.

Ler artigo »