Nos últimos anos, a tecnologia está avançando cada vez mais, e a Internet das Coisas (IoT) aparece como uma das tendências mais impactantes e promissoras. A IoT, é uma rede interconectada de dispositivos físicos, equipados com sensores e conectados à internet, que fazem a comunicação entre si e com sistemas centrais. Muito se fala que essa tecnologia irá transformar a maneira como interagimos com o mundo, tornando-o mais conectado, eficiente e inteligente.
Tecnologias Emergentes e o Futuro da Conectividade
O que é a Internet das Coisas?
Vamos lá, a Internet das Coisas (IoT) é uma extensão da internet “tradicional” que possibilita que os objetivos físicos possam se conectar e compartilhar os dados. Vale ressaltar que os “objetos” ou “coisas”, podem variar, indo de:
- Eletrodomésticos;
- Dispositivos Vestíveis;
- Equipamentos Médicos;
- Veículos;
- e Sensores Industriais;
Os dispositivos de IoT são equipados com sensores especializados que coletam dados específicos do ambiente ou do usuário.
Inteligência Artificial e privacidade na internet
Vamos considerar o exemplo de uma casa inteligente equipada com dispositivos IoT! Sensores nas portas e janelas conseguem detectar a abertura e o fechamento, enquanto os sensores de movimento são capazes de identificar a presença de pessoas em diferentes cômodos do local. Os termostatos inteligentes coletam os dados a respeito da temperatura interna e externa da casa, os dados são transmitidos por meio da internet para um servidor central ou uma nuvem.
Normalmente esse servidor é conhecido como “hub”, e é responsável por receber e processar as informações vindas de todos os dispositivos conectados à rede. Baseado nessas informações, os dispositivos de IoT conseguem executar ações específicas ou enviar notificações para os usuários.
A revolução silenciosa: O papel da fibra óptica na conectividade global
Quais tecnologias tornaram a IoT possível?
Mesmo que a ideia da IoT já exista há muito tempo, uma coleção de avanços recentes em várias tecnologias diferentes a deixou em prática. Confira!
- Acesso a tecnologia de sensores de baixo custo e baixa potência: Sensores acessíveis e confiáveis vem possibilitando a tecnologia IoT para mais fabricantes.
- Conectividade: Vários protocolos de rede para a internet facilitaram a conexão de sensores à nuvem e a outras coisas para transferência eficiente de dados.
- Inteligência Artificial (IA) e Conversacional: Os avanços nas redes neurais trouxeram o processamento de linguagem natural aos dispositivos de IoT, e os tornaram atraentes, acessíveis e viáveis para a utilização doméstica.
- Machine learning e análise avançada: Com os avanços em machine learning e análise avançada, as empresas conseguem obter insights de uma forma mais rápida e fácil.
- Plataformas de computação na nuvem: O aumento da disponibilidade de plataformas na nuvem possibilita que as empresas e consumidores possam acessar a infraestrutura que necessitam para aumentar a escala sem precisar gerenciar tudo.
Conectando pessoas e oportunidades: Internet como ferramenta de networking
Benefícios e Desafios
A Internet das Coisas (IoT) proporciona diversos benefícios, como por exemplo a automação de tarefas, a redução de custos operacionais, a tomada de decisões mais inteligentes e o aprimoramento da experiência do usuário.
Contudo, a IoT também passa por desafios consideráveis, principalmente em relação à segurança cibernética e à privacidade de dados. Afinal, conectar um alto número de dispositivos à internet aumenta o risco de vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos.
Sendo assim, é crucial investir em medidas mais robustas de segurança, como:
- Autenticação de dispositivos;
- Atualizações regulares de firmware;
- Criptografia de dados;
Tudo isso para proteger os dispositivos, bem como os dados dos usuários!
Recursos e funcionalidades úteis para videochamadas em grupo
Importância da IoT
A importância da Internet das Coisas (IoT) está associada à integração do mundo real com o mundo cada vez mais conectado e virtual. Desde a transformação e digitalização das organizações e dispositivos, as pessoas são capazes de realizar suas tarefas (profissionais e/ou pessoais) sem a necessidade de sair de onde estão.
Além disso, as tecnologias são capazes de gerar mais produtividade, bem como um uso mais consciente e eficiente dos recursos das companhias.
Por isso, quando pensamos em algumas atividades como a medicina e a educação, conseguimos ter uma noção bem clara de como a Internet das Coisas consegue promover impactos profundos. É a partir dela que é possível transformar e até mesmo salvar vidas, seja em escolas, hospitais ou qualquer outro local.